A pauta de hoje é jejum intermitente, o que é, como fazer e seus benefícios. O que por muito tempo foi considerado uma prática apenas religiosa, atualmente estudos comprovam que seus benefícios são muitos. Bora lá que vou separar em tópicos para tentar deixar bem completo esse post.
O que é o Jejum Intermitente:
O Jejum nada mais é do que ficar sem comer, intermitente pois é de uma forma alternada, logo o Jejum Intermitente, são períodos sem comer, alternado com períodos de alimentação (esse é seu significado de forma exata). Tem sido um método muito procurado por quem faz dietas, pois ele tem demonstrado bons resultados (lembrando que o Jejum intermitente não é dieta e sim um "hábito / estilo de vida"). Eu sou uma dessas pessoas que tomou conhecimento do JI (Jejum intermitente) através de várias pesquisas sobre e para emagrecimento, e acredite, vi muitos casos motivadores de pessoas que mudaram sua vida e os números na balança.
Como funciona (Como fazer) o Jejum Intermitente:
Existe alguns protocolos, os quais mais vejo o pessoal comentado é o de 12/12 hr (12 horas de jejum e 12 horas podendo se alimentar), 16/8 hr (16 horas de jejum e 8 horas podendo se alimentar), 18/4 (18 horas de jejum e 8 horas podendo se alimentar) e 24 horas ( um dia inteiro em jejum).
* Muito importante* Antes de iniciar qualquer mudança em sua rotina, é indispensável consultar um médico.
A ideia desse post é apenas compartilhar os conhecimentos que obtive com as inúmeras pesquisas que fiz, não sou nenhum profissional da área e nem estou orientando que façam.
Mas, voltando ao assunto, esses são os protocolos, existem pessoas que fazem todos os dias, já se habituaram, e algumas pessoas que fazer uma vez por semana, uma vez por mês... Não existe regras exatas no JI, muitos tornaram um hábito de vida, pois não trata-se de uma dieta e sim um estilo de vida.
O engraçado é que quando comecei a pesquisar, vi que todos nós praticamos no mínimo umas 7 á 8 horas de jejum por dia, pois durante o sono é contado como um período de jejum. Alias vi muitos casos onde a pessoa realiza sua última refeição ás 20 horas, vai dormir, no dia seguinte não toma café da manhã, e quebra o seu jejum ás 12:00 horas já com o almoço. Esse seria um exemplo de um Jejum de 16 / 8 hr.
Jejum Intermitente: Como fazer e seus benefícios |
Quais os benefícios do Jejum Intermitente:
Os benefícios são inúmeros, sendo o principal o emagrecimento, pois você fica com um período mais restrito para alimentação, acelera o metabolismo, logo acelera a queima, lembrando que nesse caso no período que a pessoa for se alimentar, tem que optar por alimentos saudáveis, como carne, verduras, frutas..., quanto menos enlatados consumir, mais saudável você estará.
Outros benefícios, reduz o nível de açúcar no sangue, protege contra doenças, mantem o coração e cérebro saudável, e também aumenta a longevidade. Que tudo né!
Alias, as pessoas que acompanho e indico no Youtube (para que curte assistir vídeos), são os canais: Dr. Juliano Pimentel, Dr. Rey, e Lair Ribeiro.
O Dr. Rey em um dos seus vídeos, ainda diz, que desde o principio a bíblia já falava sobre o Jejum (mas sempre interpretavam apenas da forma religiosa, mas não era só isso), era nítido que as pessoas naquela época viviam mais.
Jejum Intermitente - Quais as contra indicações:
Sempre procurar um médico para ver se você esta em condições para fazer, mas o que achei em comum nas proibições, são grávidas, e diabéticos é imprescindível ter um acompanhamento assíduo de um profissional, pois ficar muitas horas sem comer, pode ter graves quedas de açúcar no sangue.
O que comer na quebra do jejum intermitente:
De preferencia para comida de verdade, como diz o Dr Juliano Pimentel. Como carnes, verdes e frutas. Evite enlatados, refrigerantes e bebidas açucaradas.
O que pode consumir durante o jejum intermitente:
Aguá, café e chás sem açúcar ou adoçante. Só isso e nada mais. As poucas vezes que fiz coloquei algumas rodelas de limão na água, dá um saborzinho muito bom!
Ah outra coisa, o começo é difícil, da dor de cabeça, tontura... Mas normalmente isso ocorre mais nas duas primeiras semanas, depois o corpo se adapta.
Espero ter ajudado você!